<$BlogRSDURL$>

A grande vantagem de ter um blog é que uma pessoa pode escrever sobre o que bem lhe apetece.

terça-feira, junho 29, 2004

Por aquilo que tenho lido por essa blogosfera fora sobre a decisão política de Durão Barroso de abandonar o cargo de Primeiro-Ministro, eu devo ser a única pessoa que acha que não devem haver eleições antecipadas.
E a minha opinião deve-se meramente ao que é invocado num artigo da Constituição que diz que, em eleições parlamentares, eleitos são os deputados e não o Governo. Diz também que, em caso do Primeiro-Ministro não poder cumprir as suas funções, deve tomar posse o segundo do partido (e sublinho partido), que no nosso caso é o sr. Santana Lopoes. Não é necessário (ainda mais havendo maioria parlamentar) haver queda do Governo. Além do mais, o próprio Presidente da República prefere que se continue como está a haver uma queda do governo, com umas eleições para quem ninguém está preparado e que vai deixar Portugal desgovernado cerca de três meses (mais o tempo que o novo governo levaria para conhecer a casa e as pastas), além de uma ruptura do sistema governativo levado a cabo nestes últimos dois anos pela maioria.
Agora, se Santana Lopes não possui as qualidades inerentes para ser Primeiro-Ministro, se não tem o apoio de grande parte das figuras grandes do PSD e se é ou não a pessoa indicada para ser a figura principal do Governo português, isso é algo que deveria ser depois discutido em congresso interno. É que destabilizar ainda mais o cenário político não me parece muito boa ideia.
Sinceramente, eu não me sentiria mais segura com um Ferro Rodrigues à frente do Governo que com um Santana Lopes, mas isso sou eu...

Nota: Um dos meus cronistas preferidos escreve aqui sobre o assunto. A ler...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?