<$BlogRSDURL$>

A grande vantagem de ter um blog é que uma pessoa pode escrever sobre o que bem lhe apetece.

segunda-feira, março 08, 2004

Segunda-feira, dia de receitas... Hoje optei por uma receita vegetariana, para alternar um pouco as escolhas e sair daquela dualidade de prato (peixe ou carne).

Massa com soja à minha moda (4 pessoas)

Dificuldade: Fácil. Ideal para surpreender os convivas

Ingredientes:
300 gr. de granulado de soja (à venda num qualquer hipermercado perto de si)
400 gr. de massa (pode ser uma à escola, mas prefiro aquela dos tubos, não sei o nome certo)
Azeite
2 cebolas
5 alhos
Pimento vermelho
Tomate maduro
1 pacote de polpa de tomate
200 gr. de ervilhas
3 ou 4 cenouras
1 pacote de natas
Queijo fatiado
Sal e pimenta q.b.
Orégãos

Faz-se um refogado com um fiozinho de azeite, as cebolas e os alhos picados e o pimento e o tomate cortados aos cubinhos (sem as pevides). Depois destes ingredientes estarem cozidos, coloca-se a soja (esta deve estar em água, pelo menos, uma meia hora, sendo depois espremida utilizando uma peneira e aí sim está pronta a cozinhar).
Mexe-se tudo muito bem, envolvendo-se a soja no preparado. Junta-se o sal e a pimenta, os orégãos (a gosto), a polpa de tomate e as ervilhas e as cenouras, já cozidas, às rodelas.
Mistura-se tudo muito bem, deixa-se apurar uns cinco, dez minutos em lume brando e retira-se.
Entretanto, coze-se a massa em água e sal e um pouquinho de margarina. Depois de cozida, mistura-se com a soja.
Põe-se a mistura da massa e da soja num pirex e rega-se com as natas. Por cima, põe-se fatias do queijo e vai ao forno apenas a alourar. Quando o queijo estiver derretido, é sinal que já está pronto.

Sugestão: Na altura em que se colocam as cenouras e as ervilhas, pode-se acrescentar milho doce, azeitonas, cogumelos e um caldo Knorr.

Este prato é divinal e serve também para desmistificar a soja, que, para além de ter um nível proteínico bastante alto, baixa o colesterol e pode ser preparada tal e qual a carne. Já me aconteceu servir este prato aos chamados esquizitóides, dizer que era carne picada e os ditos até lamberam o prato. Só tem um senão: provoca alguns gazes...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?