<$BlogRSDURL$>

A grande vantagem de ter um blog é que uma pessoa pode escrever sobre o que bem lhe apetece.

segunda-feira, fevereiro 09, 2004

E como hoje é Segunda-feira, para não quebrar a tradição que já implementei aqui no alternativo, cá está mais uma das minhas receita preferidas. Continuo à espera que a façam e me digam o que acham. Já vou na terceira receita e é com pena que ainda não li nenhum comentário nem nenhum e-mail sobre o êxito das minhas receitas…
Bom, esta é uma receita brasileira que há alguns anos tirei de um daqueles livros de culinária que abundam em casa das nossas mamãs. É muito boa (para variar)!

Bife com molho de tomate acebolado (2 a 3 pessoas)

Dificuldade: Fácil. Ideal para almoços rápidos.

Ingredientes:
2 colheres de sopa de manteiga ou óleo
½ kg de bifes (porco, vaca ou peru, depende dos gostos e do que tiverem no congelador)
1 cebola média
6 tomates
Azeite
1 cubo de caldo de carne Knorr
1 colher de chá de molho inglês
½ pacote de natas

Antes de começar, há que tirar a pele aos tomates. Se os tomates forem duros (risos), podem ser descascados tal qual como uma maçã.
Num tacho, coloca-se o azeite (o suficiente para tapar o fundo), pica-se a cebola e os tomates já sem pele e deixa-se refogar (o ideal é usar o “1,2,3” para os legumes ficarem bem picados). Em lume brando, cozinha-se o tomate até este se desmanchar (convém ir mexendo, para não queimar).
Entretanto, aquece-se a manteiga ou o óleo e fritam-se os bifes em lume forte (podem cortar os bifes em tirinhas, facilita a fritura).
Quando o tomate já estiver quase líquido, junta-se o caldo de carne (raspado) e o molho inglês. Mexe-se tudo muito bem, acrescenta-se as natas, volta-se a misturar tudo e retira-se do lume.
Serve-se os bifes numa travessa com o molho por cima da carne. Pode ser acompanhado por massa e assim, põe-se também o molho sobre a massa.

Hum… Já estou com água na boca só por estar aqui a descrever a receita. Ainda por cima sou eu hoje a fazer o jantar… Olhem, acho que já está escolhido o menu para hoje!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?