<$BlogRSDURL$>

A grande vantagem de ter um blog é que uma pessoa pode escrever sobre o que bem lhe apetece.

sexta-feira, janeiro 16, 2004

A Sexta-feira é o meu dia favorito em termos de imprensa. Os dois jornais que leio regularmente, o Público e o Diário de Notícias, vêm recheados com vários suplementos sobre áreas que me interessam: música, cinema, artes, literatura, viagens e entrevistas a gente interessante.
Ao contrário dos outros dias, em que leio apenas o título e o LEAD (primeiro capítulo) dos artigos (salvo outros que me interessam), na Sexta-feira devoro tudo.
E foi por isso que este artigo de opinião do Miguel Esteves Cardoso no Público, hoje, não me passou ao lado. Li e gostei. Tanto, que decidi por aqui o link e um pequeno excerto, para aguçar o apetite:

" (...) 55 por cento dos americanos estão de acordo com a forma como Bush tem conduzido os destinos da União, muito embora a maioria pense que estaria melhor governada com um Presidente democrata. Eis uma contradição tipicamente americana.

A maioria dos americanos não ignora que Bush tirou aos pobres para dar aos ricos, baixando os impostos sobre os lucros das empresas e cortando nos programas sociais; tirou à próxima geração e aos próximos Presidentes em benefício da sua própria Administração, transformando o superavit herdado de Clinton em novo deficit galopante; desprezou qualquer preocupação ambiental, em benefício das indústrias poluentes e, designadamente, da indústria petrolífera (...) ; gastou em armamento e no Iraque o que poderia ter gasto em educação, em saúde e assistência social, interrompendo drasticamente a revolução silenciosa a favor dos deserdados da América que Clinton tinha posto em marcha.

Tudo isto os americanos sabem, mas, apesar disso, Bush vai tranquilamente estilhaçar qualquer candidato democrata que contra ele se apresente em Novembro próximo. Porquê? Por que é que um Presidente que os eleitores sabem que governa mal a economia e o país e que, aliás, só conseguiu ser eleito graças a uma batota eleitoral que chegou a revestir aspectos verdadeiramente terceiro-mundistas, pode estar seguro da sua reeleição? A resposta é o 11 de Setembro. A resposta é a insegurança em que os americanos vivem e que mudou, talvez para sempre, a face da América."

This page is powered by Blogger. Isn't yours?